Arte

Como analisar uma obra de arte

Este artigo foi escrito para estudantes de arte do ensino médio que estão trabalhando em um estudo crítico de arte, anotações de esboços ou um estudo de artista baseado em ensaio. Ele contém uma lista de perguntas para orientar os alunos, através do processo de análise do material visual de qualquer espécie, incluindo de desenho, pintura, mixed media, design gráfico, escultura, gravura, arquitetura, fotografia, têxteis, moda e assim por diante (a palavra ‘arte’ neste artigo é todo-abrangente).

As perguntas incluem uma ampla gama de termos de arte especializados, levando os alunos a usar vocabulário específico assunto em suas respostas. Ele combina conselhos de livros de análise de arte, bem como de professores de arte do ensino médio que têm experiência em primeira mão ensinando esses conceitos para os alunos.

Porque estudamos arte?

Quase todos os alunos de arte do ensino médio realizam análises críticas do trabalho artístico, em conjunto com a criação de trabalho prático. Olhando criticamente para o trabalho de outros permite que os alunos entendam os dispositivos de composição e, em seguida, explorá-los em sua própria arte. Esta é uma das melhores maneiras para os alunos aprenderem.

Dicas de análise de arte

“Eu gosto disso” ou “eu não gosto disso” sem qualquer outra explicação ou justificação não é análise. As opiniões pessoais devem ser apoiadas por explicações, provas ou justificações.

“Análise de obras de arte” não significa “descrição de obras de arte”. Para obter notas altas, os alunos devem ir além de afirmar o óbvio e adicionar perspicácia, percepção pessoal. Os alunos devem demonstrar um pensamento de ordem superior-a capacidade de analisar, avaliar e sintetizar informação e ideias. Por exemplo, se a cor tem sido usada para criar fortes contrastes em certas áreas de uma obra de arte, os alunos podem seguir esta observação com uma suposição pensativa sobre por que este é o caso – talvez uma tentativa deliberada do artista de chamar a atenção para um ponto focal, ajudando a transmitir ideias temáticas.

Cobrir uma gama de diferentes elementos visuais e princípios de design. É comum que os alunos se tornem especialistas em escrever sobre um ou dois elementos da composição, negligenciando tudo o resto – por exemplo, focando apenas no uso da cor em todas as obras estudadas. Isto resulta em uma análise estreita, repetitiva e incompleta da obra de arte. Os alunos devem garantir que cobrem uma vasta gama de elementos de arte e princípios de design, bem como abordar o contexto e significado, sempre que necessário. As questões a seguir apresentadas destinam-se a assegurar que os estudantes abranjam uma vasta gama de tópicos relevantes no âmbito da sua análise.

Escreva ao lado da obra de arte discutida. Em quase todos os casos, a análise escrita deve ser apresentada juntamente com o trabalho discutido, para que fique claro a que obras de arte se referem os comentários. Isso torna mais fácil para os examinadores acompanhar e avaliar a escrita.

Suporte à escrita com análise visual. É quase sempre útil para os alunos do ensino médio apoiar material escrito com esboços, desenhos e diagramas que ajudam o estudante a entender e analisar a peça de arte. Isso pode incluir esboços de composição; diagramas mostrando a estrutura primária de uma obra de arte; ampliações detalhadas de pequenas seções; experimentos imitando o uso de mídia ou técnica; ou ilustrações sobrepostas com setas mostrando linhas de liderança e assim por diante. A investigação Visual deste tipo desempenha um papel importante em muitos estudos artísticos.

Finalmente, ao escrever sobre arte, os alunos devem se comunicar com clareza; demonstrar conhecimento específico do assunto; usar terminologia correta; gerar respostas pessoais; e fazer referência a todos os conteúdos e idéias provenientes de outros.

Fonte: https://artout.com.br/