Filme

Como fazer um filme

Precisas de uma câmara para filmar o teu filme. Você poderia usar o seu smartphone, uma câmera de vídeo, uma câmera SLR/mirrorless ou uma câmera pro ‘cinema’. Você provavelmente vai ter um microfone e um tripé ou estabilizador para manter a câmera estável, e você pode precisar de luzes ou refletores.

Para editar, você vai precisar de um computador com um programa de edição, como iMovie, Final Cut Pro, Adobe Premiere ou DaVinci resolver. Se você está filmando em um smartphone, você pode editá – lo em um telefone ou tablet-mas é mais fácil em um computador.

Aprender a usar a linguagem cinematográfica

Linguagem de filme significa a forma como imagens, som e edição ajudam a contar a história.

Seu filme será muito melhor se você entender coisas como quando usar um closeup e quando usar um tiro largo; como usar a lente, ângulo da câmera, luz e som para criar um humor; e onde colocar sua câmera para que suas tomadas parecem se encaixar naturalmente.

Inspira-te

Ver os filmes dos outros para te ajudar a ter ideias. Veja dicas de filmes e séries que são diferentes dos que você costuma assistir: filmes antigos e filmes de diferentes países e em diferentes estilos.

Os melhores cineastas são viciados em filmes. Sofia Coppola e Quentin Tarantino são influenciados pelos filmes franceses da “new wave” da década de 1960, e Martin Scorsese adora filmes britânicos da década de 1940.

Praticar e construir suas habilidades

Antes de começar um grande projeto de cinema, faça alguns curtas-metragens simples para construir suas habilidades. Todos cometem erros, e é muito melhor fazê-los em seus pequenos projetos de prática. Dessa forma, você pode se acostumar com seu equipamento, descobrir o que ele pode fazer, e aprender a contar histórias com o filme. Então, se você está planejando fazer um documentário, faça um mini-documentário para praticar. Se estás a planear um drama, filma uma única cena primeiro.

Faz bem a ideia

Sabes sobre o que é o teu filme? Tente escrever a ideia principal em 50 palavras ou um tweet. Se não consegues fazer isso, não é suficientemente claro.

Tens de chamar a atenção das pessoas desde o início e dar-lhes uma razão para continuarem a ver. Isto é particularmente importante para filmes online.

Mantenha a história simples e certifique-se de que as pessoas podem entendê-la. E seu filme deve ser curto: provavelmente precisa ser muito mais curto do que você pensa.

Usar imagens separadas que funcionem em conjunto

Planeie o seu filme como uma série de tomadas separadas. Preparar cada tiro com cuidado. Ou mantém a câmara completamente quieta, ou move-a suavemente e de forma constante.

Tens de filmar as tuas fotos para que fiquem bem quando as editares juntas. Isso significa aprender algumas regras simples sobre onde colocar a câmera e como enquadrar cada tiro. Se você seguir as regras, seu filme será mais fácil de entender e mais agradável de assistir.

Faz o som direito

Pensa no som enquanto planeias o filme. Um bom som pode ajudar as pessoas a entender a história, e afetar o que elas sentem sobre ela. Também pode fazer o seu filme parecer fluir mais suavemente.

Use um microfone separado se puder: se não puder, reduza o zoom e aproxime-se.

Se o teu equipamento não te deixar gravar um bom som ao vivo, faz um filme que não precise dele. Editar para a música ou uma narração, ou adicionar efeitos sonoros. Mas tenha cuidado para não usar música com direitos autorais sem permissão.